Professor
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pedagogia da Diversidade
Professora: Léa Barbosa
Aluno: Ana Maria do Nascimento
Tema
Diversidade Inclusiva
Sobral, 13 de maio 2013
Diversidade Inclusiva
A inclusão, em termos gerais , constitui-se uma ação ampla que sobre tudo em países, em que há diferenças sociais muito grandes, nessa ideia de todos incluem-se também os portadores de necessidades especiais, onde se é valorizado e respeitado dentro do espaço escolar as limitações de crianças portadores de deficiência física e mental, a prática da inclusão social contribuem para o desenvolvimento de todos os portadores de necessidades especiais e aceitação geral das diferencias individuais, valorizando cada individuo em meio a diversidade humana e a aprendizagem por meio dessa cooperação.
Dentro de um processo histórico, a deficiência aponta para uma triste realidade, cujos fatos revelam um longo período de exclusão, nos estados unidos em 1800, os alunos portadores de deficiências não eram considerados dignos de uma educação formal, de uns tempos pra cá, houve grandes evoluções dos programas de educação para deficientes, só no século XX surgiram as escolas destinadas a esses indivíduos.
Ainda é possível criar uma didática inclusiva homogênea, em que todos aprendam as mesmas coisas ao mesmo tempo como pratica de diversidade. Respeitar as diferenças é também respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um. “Tende a considerar que a inclusão é um imperativo ético, não podemos justificar atendimento alternativo, pois isso implicará na diminuição dos espaços educacionais.” Inclusão deve ser tratada como atitude, uma postura filosófica e não um fim em se