Professor
INTERCÂMBIO CULTURAL
Leitura e Escrita
PAREDÃO GRANDE – MT, Outubro 2010.
INTERCÂMBIO CULTURAL
Leitura e Escrita
Ermozília Lopes de Sousa Santos
Giltônio Déividy Rodrigues dos Santos
Gilvania Laura Rodrigues dos Santos
RESUMO
A proposta deste artigo é apresentar o projeto “Intercâmbio Cultural”, desenvolvido na Escola Estadual Antônio Nonato Rocha e João Poncio de Arruda - General Carneiro. Leitura, escrita e literatura infanto juvenil foram temas abordados, mas o foco do projeto foi apresentar aos alunos o gênero “Redação” realizado na biblioteca da escola, com o objetivo de desenvolver a vontade de ler e fazer dessa leitura um hábito de lazer e conhecimento.
Palavras Chave: LEITURA; ESCRITA; POESIA
1 INTRODUÇÃO
Queremos através deste Projeto desenvolver e incentivar crianças e jovens , o hábito e prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida. Já que leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. E possibilitar a interação entre diferentes Bibliotecas Escolares e alunos, por meio de redações, jogos de perguntas e respostas, atividades em grupo, testes de conhecimentos e de raciocínio lógico, mediante as leituras incentivadas pela Biblioteca.
2 LEITURA E ESCRITA
O domínio da leitura não só leva a ler bem como também significa a aquisição de um instrumento ligado à vida cultural do leitor. Depois dos primeiros anos de educação básica, grande parte da atividade escolar baseia-se na leitura como meio de estudo. A formação escolar subordina-se à leitura.
Para Alliende & Condemarín (1987, p. 208):
Um erro lamentável do ensino da leitura foi a sua separação da literatura ou, pior ainda, a criação de uma pseudo-literatura infantil (imaginada infantil pelos adultos, desconhecedores da realidade das crianças), somente apta para as primeiras etapas da aprendizagem da leitura. Não nos iludamos: a