Professor
Não existe liberdade sem independência financeira. Ter um currículo turbinado ou uma rede de relacionamentos em dia pode perder o valor se você não tiver também uma reserva financeira para sobreviver num momento de transição de emprego.
(Você s/a, setembro de 2005.)
1. a) Reescreva a primeira oração do texto, substituindo "liberdade" por "perspectivas de futuro" e o verbo "existir" pela locução "poder haver".
b) A palavra "turbinado" está empregada, no contexto, em "sentido figurado". Reescreva o trecho - "Ter um currículo turbinado" - substituindo a palavra em questão por termo ou expressão de sentido não figurado. 2. Leia o texto abaixo e responda às perguntas seguintes.
O sol ainda nascendo, dou a volta pela Lagoa Rodrigo de Freitas (7.450 metros e 22 centímetros). Deslumbrante. Paro diante de uma placa da Prefeitura, feita com os maiores cuidados técnicos, em bela tipografia, em português e inglês, naturalmente escrita por altos professores e, no longo período com que trabalham as burocracias, vista e revista por engenheiros, psicólogos, enfim, por toda espécie e gênero de PhDs. Certo disso, leio, cheio do desejo de aprender, a história da lagoa e seus d'intorni, environs, neighbourhood.
Lá está escrito: "beleza cênica integrada aos contornos dos morros que a cerca (!)." Berro, no português mais castiço do manual do [jornal] Globo: HELP!
E, como isso não tem a menor importância, o sol continua nascendo no horizonte. Um luxo! (FERNANDES, Millôr. Caderno 2. "O Estado de S. Paulo", 4/07/1999.)
a) Explique por que Millôr Fernandes se assusta com a placa da Prefeitura.
b) Localize no texto um trecho que indica a ironia do autor. Explique como é produzido o efeito de ironia nesse trecho. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
(...) Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é