professor
EXPERIÊNCIA
RESUMO
Este trabalho consiste em um relato de experiência da aplicação de jogos matemáticos para professores do Ensino Fundamental I, Pedagogos e estudantes de Pedagogia. Foram propostos jogos como recurso para às aulas de matemática, uma maneira diferente de se introduzir determinado assunto, trabalhando tanto o raciocínio quanto a fixação, dentre outras particularidades a serem exploradas. Este artigo traz os Jogos Matemáticos como proposta de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Matemática, recursos metodológicos, ensino e aprendizagem da Matemática.
1 INTRODUÇÃO
Ubiratan D’Ambrosio diz que “a educação matemática deve estar voltada como uma estratégia para levar o aluno a estar em paz consigo mesmo, e com seu entorno social, cultural e nacional” (2001). Atualmente escolas e professores vêm alterando suas ações em aulas de matemática, utilizando-se de metodologias e recursos. De acordo com os PCN (Brasil, 1998), dar-lhe os meios para ser um cidadão crítico, prepará-lo para o mercado de trabalho, oferecer-lhe recursos para que possa resolver situações do cotidiano por meio da matemática, por exemplo.
Pensando nisso, surgiu na FAP, apoiado pela FUNPESQ, o projeto de pesquisa “Conceitos Avaliativos”, do qual são integrantes as autoras deste trabalho. Assim, este trabalho surgiu deste projeto de iniciação científica, que faz pesquisa em Educação Matemática. O projeto teve início no ano passado, para avaliar por meio de uma prova alunos do 5º ano da educação básica em relação à matemática. Conclui-se que os alunos não estão preparados como deveriam, e o objetivo do projeto em relação a isso é a elaboração de propostas de ensino que visam aperfeiçoar as aulas de matemática, buscando a melhor maneira de se ensinar a aprender a arte dos números.
Foi realizada uma Oficina de jogos matemáticos, voltada para estudantes de pedagogia, pedagogos e professores de matemática, com o intuito de