professor
Proposta de Intervenção apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Desenvolvimento de Ações Pedagógicas na Educação Física não Formal I sob a orientação do Professor Itamar Sousa
O que é exercício físico? Para Pitanga (1998, p.15) “atividade repetitiva, planejada e estruturada que tem como objetivo a manutenção e melhoria de um ou mais componentes da aptidão física”. Assim sendo, o exercício físico é o momento em que um indivíduo em trabalho com o seu corpo altera a sua homeostase, aumentando os níveis de gasto calóricos. Com os exercícios executados o organismo ira adaptar-se a nova demanda metabólica.
Portanto um dos exercícios físicos que exige a adaptação corporal é a musculação, no qual, esta pautada o planejamento e modos de execução dos exercícios. A musculação são exercícios planejados e de contra resistência à contração muscular executados com pesos.
O exercício físico é importante para o corpo, devido aos benefícios que pode proporcionar. Um desses benefícios é o cardiovascular com os exercícios dinâmicos que são executados de forma continua aumentando a atividade nervosa central.
Nos exercícios dinâmicos, como as contrações são seguidas de movimentos articulares, não existe obstrução mecânica do fluxo sangüíneo, de modo que, nesse tipo de exercício, também se observa aumento da atividade nervosa simpática, que é desencadeado pela ativação do comando central, mecanorreceptores musculares e, dependendo da intensidade do exercício, metaborreceptores musculares (FORJAZ e TINUCCI, 2000, apud BRUM, 2004).
Em consequência aos exercícios, também teremos as respostas cardiovasculares, aja vista, que haverá mudanças na freqüência cardíaca, há uma mudança na pressão arterial nos volumes sistólicos e diastólicos.
Em resposta ao aumento da atividade simpática, observa-se aumento da freqüência cardíaca, do volume sistólico e do débito cardíaco. Além disso, a produção de metabólitos musculares promove vasodilatação na