Professor
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade.
2 Ele recebia muitas encomendas, como a de 1796 para a realização de esculturas da Via Sacra e os Profetaspara o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em congonhas, consideradas a sua obra-prima. O seu principal patrocínio era a igreja.
3 O tema destaque de aleijadinho era a arte sacra, ele trabalhava muito com figuras cristãs.
4 Durante sua vida, ele teve um grande problema. Foi a sua doença. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática.
5 Eu e eduardo achamos que as obras, são muito bem feitas e bem trabalhadas. Da para perceber claramente a emoção das pinturas e das esculturas. É explêndido.
6 -Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei: Ficou um contraste bem legal! Há pinturas e trabalhados com ouro.
- Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas: Impressionante, aleijadinho fez com que o tecido da roupa (feito com objeto solido) parecesse super leve. Muito bonita também as expressões nos rostos das esculturas.
- Relevo no pórtico da Igreja de São Francisco em São João del-Rei: