professor
MATERIAL
AVALIAÇÃO
DISCIPLINA
SOCIOLOGIA
DATA
/ / 2014
Examinei esta prova e estou ciente do desempenho do (a) meu filho (a). _____ /______/2014
Assinatura do Responsável
1º Ano
3º bimestre
PROFESSOR(A):
SAULO MARRA
Ensino
Médio
Nome: Valor: 10,0 ptos Nota:
Tribos urbanas: Metáfora ou categoria?
Quando a imprensa noticia certo tipo de ocorrência, geralmente envolvendo grupos de jovens ou adolescentes –enfrentamentos entre bandos rivais, comportamento em shows e festivais, pichações etc.– inevitavelmente aparece o termo "tribos urbanas" no box explicativo que acompanha a matéria.
Com essa referência o que se pretende é introduzir algum princípio de ordenamento num universo que se caracteriza exatamente por sua fragmentação e singularidade. Analisando mais de perto essa tentativa de explicação, percebe-se que na maioria das vezes o caráter das transgressões identificado em tais manifestações não extrapola um limiar até certo ponto previsto e tolerado como característico de determinada faixa etária. Quando os efeitos de tais práticas vão além desse limiar, muda o enfoque: está-se no âmbito da delinqüência, do banditismo, da violência urbana.
Algumas dessas ocorrências, contudo, oscilam entre as fronteiras do tolerado e do francamente reprovado: é o caso das pichações, que introduzem uma tensão entre a natureza de seus protagonistas ("adolescentes em fase de auto-afirmação") e os danos que suas intervenções produzem no patrimônio público ou privado. Fica-se na dúvida entre acionar os policiais da Secretaria de Segurança, os psicólogos da Saúde ou os teóricos da Secretaria da Cultura. Um pouco "selvagens" demais, os integrantes dessa tribo...
Este quadro mostra, entre outras coisas, a ambigüidade do uso do termo "tribos urbanas" em