Professor
Extracorporeal Shock-Wave Therapy and Radial Pressure-Wave Therapy
Current Prepary in Equine Medicine 6 ed
Desmite Suspensivo
Uma das primeiras aplicações de ondas choque extracorpórea em cavalos foi o tratamento de desmite suspensivo. Dois estudos avaliaram a aparência ultrassonográfica de cura de ligamentos que foram feridas por infiltração de colagenase. Nos dois estudos a ultrassonografia fez medições gráficas dos defeitos, indicando mais cicatrização nos grupos tratados com ondas de choque.
Embora os dois estudos utilizaram diferentes resultados histológicos, um efeito benéfico foi encontrada em ambos. No estudo que avaliou desmite do membro anterior, houve um aumento de metacromasia , consistente com o aumento da produção de matriz extracelular. No estudo avaliando desmite do membro posterior , foram encontrados fibrilas de colágeno recém formado.
Os mecanismos pelos quais esses resultados ocorram não são totalmente compreendidos. A avaliação imunocitologica** (lmmunocytochemical) de onda de choque em ligamentos em tratamento suspensivo mostraram aumento no fator de crescimento transformante-B, (TGF-~ l) após o tratamento. Associado a este aumento na expressão de TGF-l-se um aumento do número de fibrilas de colágeno e componentes da matriz extracelulares nos tecidos tratados.
Tendinite Superficial de Flexor Digital
Dois estudos avaliaram o efeito do tratamento por ondas de choque extracorpórea (ESWT) em colagenase induzida pela tendinite superficial de flexor digital no médio metacarpo. A ultrassonografia nos grupos tratados e controle foram semelhantes ao longo dos períodos de estudo. Histologicamente, os tendões tratados eram mais maduros, indicando que o processo de cicatrização estava progredindo com uma velocidade mais rápida nos tendões tratados com onda de choque. Os tendões tratados apresentaram fibras de colágeno mais paralelas quando avaliados em um estudo,