Professor
INTRODUÇÃO Trabalhando com crianças faltantes a escola constatei que na visão de alguns autores educacionais a educação infantil é vista como um passatempo e a sala é tida como um verdadeiro playground onde os pequenos se divertem sem o menor comprometimento, normalmente relacionada ao lazer. Dentre as minhas vivências nesta área e com as famílias dos meus alunos constatei que alguns pais davam pouca ou nenhuma importância à educação infantil, a título de exemplo, tem a falta de participação em reuniões escolares, à colaboração mínima nas festinhas entre os alunos, o não reconhecimento aos méritos obtidos pelo aluno durante este período da fase educacional, entre outros. Ainda notei que o percentual de alunos faltosos na turma do pré é maior que nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Devemos ter sempre em mente que esta fase educacional da criança, não se restringe apenas para auxiliar o seu ingresso no Ensino Fundamental, ela deve favorecer a construção do desenvolvimento moral, respeitar a curiosidade da criança e seus erros, levando a refletir sobre as perguntas que faz. O sucesso da tarefa de alfabetizar está condicionado à agilidade de contemplar essas múltiplas dimensões: emotiva, civil, racional, entre outras. Por este motivo é crucial que os mestres pensem a docência como vivacidade profissional na qual essas múltiplas dimensões estão envolvidas, estabelecendo relações de estima, afeição, cordialidade, e responsabilidade com os alunos.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Influência da Educação Infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental I assim como sua ascendência na formação do intelecto da criança.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como vem ocorrendo o Ensino da Educação Infantil no município de Quixeramobim?
HIPÓTESE
A Educação Infantil no município de Quixeramobim ocorre conforme as exigências nos parâmetros curriculares e trazem benefícios às crianças que vão se refletir