Professor
Em sentido amplo, abrange todas as experiências escolares.
Algumas definições neste sentido:
"É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola." (Jameson – Hicks)
"São todas as experiências dos alunos, que são aceitas pela escola como responsabilidade própria." (Ragan)
"São todas as atividades através das quais o aluno aprende." (Hounston)
Em sentido restrito, é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado nível de educação ou modalidade de ensino.
Neste segundo sentido, o currículo abrange três conceitos importantes:
1- Proposta Pedagógica - é o documento síntese das reflexões e decisões pedagógicas assumidas pela equipe escolar, que se constitui em um instrumento de trabalho de uso da instituição e da comunidade escolar.
2- Regimento Escolar - como ato normativo e administrativo por excelência, constitui-se em documento que sintetiza os procedimentos que regulam as relações institucionais em seus aspectos administrativos e pedagógicos.
3- Plano Escolar - é o documento da escola que registra as decisões decorrentes do
Planejamento Escolar e operacionaliza procedimentos previstos em seu regimento.
Além disso, contempla informações circunstanciais e relevantes para a escola e sistema de supervisão, tais como: calendário, matriz curricular, quadro de pessoal, horário de funcionamento, etc.
A primeira função do currículo, sua razão de ser, é a de explicitar o projeto — as intenções e o plano de ação —que preside as atividades educativas escolares.
O currículo deve levar em conta as condições reais nas quais o projeto vai ser realizado, situando-se justamente entre as intenções, princípios e orientações gerais e a prática pedagógica.
César Coll nos dá seis idéias importantes sobre currículo:
1- O currículo é um projeto. Não se trata de algo pronto e acabado, mas de algo a ser construído permanentemente, no dia-a-dia da escola, com a participação ativa de todos os