Professor
Os carbonatos são sais inorgânicos e seus derivados minerais apresentam na sua composição química o íon carbonato CO3- 2, como exemplo temos a Malaquita CuCO3.Cu(OH)2 e a Azurita Cu3(CO3)2(OH)2.
Uma curiosidade sobre o carbonato de cobre é que quando acontece a oxidação pelo ar como por exemplo no latão e no bronze, essa liga metálica adquiri uma coloração esverdeada, que advém do o carbonato de cobre(II) na forma de Cu2(OH)2CO3(s), diidróxicarbonato de Cobre(II).
A cor dos sais que contem o carbonato de cobre(II) pode variar de azul a verde, isso porque pode haver uma mistura de carbonato de cobre e carbonato de cobre básico em vários estágios de hidratação. Um destes carbonatos é o carbonato de cobre (II) ou chamado também de carbonato cúprico, que é um composto azul esverdeado de fórmula química CuCO3.
Esse carbonato de cobre(II) pode ser obtido pela reação entre dois sais:
Solução aquosa de Nitrato de Cobre triidratado e solução aquosa de Carbonato de Sódio
Cu(NO3)2 x 3 H2O(aq) + Na2CO3 (aq) → CuCO3 (s ) + 2 Na+(aq) + 2 NO3- (aq)
Para a identificação do precipitado pode ser feito o teste de cobre (II) com o amônio quando se inicia a adição do amônio forma-se um precipitado de cor azul-claro o que caracteriza a presença de hidróxido de cobre.
Cu2+ (aq) + 2 HO-(aq) → Cu(HO)2 (s)
E pode ser feito também teste de identificação do íon carbonato onde é adicionado acido sulfúrico concentrado (H2SO4) e é observado o desprendimento de gás carbônico, CO2, o que comprova a presença do íon carbonato.
CuCO3(s) + 2H3O+ + SO42- → Cu2+ + CO2 + SO42- +H2O
CO32- + 22H3O+ → H2CO3 + 2H2O
H2CO3 → H2O + CO2
O objetivo dessa pratica é a obtenção do carbonato de cobre (II) pela reação entre dois sais (Nitrato de cobre triidratado e Carbonato de Sódio)
II – Escolha dos Reagentes
Os reagente escolhidos devem possuir um alto grau de pureza (reagentes P.A)
III – Condições da Reação
Em solução aquosa Com agitação