Professor e seu ambiente
Com base no texto, podemos refletir que os professores vivem uma angústia em relação as situações problemas encontradas no seu dia a dia, porém os mesmos entendem que precisam se especializar, pois muitos dos problemas ocorrem por falta de especialização ou de um conhecimento mais vasto, pois muitos docentes, principalmente os que estão em final de carreira ou aqueles que estão desestimulados acreditam que não existe mais jeito para determinadas dificuldades que eles estão deparando em sala de aula.
Hoje em dia é complicado trabalharmos numa sala de trinta e cinco a quarenta alunos, sendo que deste todo, dois ou três são alunos com necessidades especiais e fora os alunos que possui algum tipo de distúrbio que não foi diagnosticado.
Há vinte anos atrás ou até mais, os alunos eram outros e os profissionais também, talvez uma pedagogia não tão estruturada como a de hoje, em que o docente é levado a todo o momento a uma reflexão de sua prática, rever seus conceitos e de que maneira eu estou vendo o meu aluno.
Os nossos alunos são outros e vivemos em uma sociedade que tem uma estrutura. Alunos que nos cobram sempre algo a mais que o aprendizado, eles querem a nossa atenção.
Para que esses conflitos diminuam precisamos do apoio e atenção da família e que muitas das vezes se omitem e não assumem o seu papel diante dos problemas.
Refletindo em tudo acreditamos que a escola e a família precisam caminhar juntas em uma mesma visão, direção e entendimento para que a educação possa tomar rumos novos e que possa melhorar.
Relacionando com o filme visto é de fundamental importância o comportamento do professor e como este estabelece a relação com seu aluno, ou seja o retorno do aluno esta ligado de forma direta com a postura do professor.
Se o professor diminuir seu aluno e menosprezá-lo ou agir de forma desrespeitosa com certeza o aluno terá um mau comportamento e um baixo