Professor de educação infantil
Introdução
Formação do professor é buscar uma relação entre a construção de saberes apoiados nos conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico e na prática. Propor um estudo na realidade da educação infantil a partir da formação e da prática dos professores significa traçar uma possibilidade de reflexão em torno da importância da formação do profissional que atua nessa etapa da educação básica e de como essa formação pode interferir na realidade educacional.
Bem como compreender as concepções metodológicas da proposta curricular do curso e sua relação com a busca da qualidade na formação de professores para a educação infantil e, assim, buscar uma melhor compreensão da prática dos profissionais na educação infantil e de como se percebem nesse espaço.
“O curso de Pedagogia forma o pedagogo, profissional preparado para o exercício do magistério e para a gestão dos processos educativos escolares e não escolares na produção e difusão do conhecimento no campo educacional”.
Portanto, a prática da pesquisa é entendida como o oblíqua pelo qual se configura o crescimento profissional, a produção de conhecimento e a socialização desses conhecimentos- pesquisa, ensino, amplitude.
A partir desse tripé, espera-se a ultrapassagem da linha divisória que coloca em pólos diferentes o magistério e a academia, ou seja, absorve-se uma articulação entre os atos e atrizes pedagógicas ao tempo em que salienta a valorização e autonomia profissional do trabalho docente: “Busca-se assim a formação de pedagogos e pedagogas como profissionais críticos, gestores de processos educativos escolares e não-escolares, com ênfase na docência”.
Assim, é possível afirmar que o conhecimento teórico é a base necessária para a ação do educador em qualquer espaço de atuação. De modo que, deduz que no ambiente acadêmico o estudante estará em contato com o