PROFESSOR COMO PESQUISADOR: O ENFOQUE DA PESQUISA-AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
695 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDECENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
UNIDADE ACADEMICA DE EDUCAÇÃO
DOCENTE: RENATO CRISTIANO
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA CIENTIFICA
DISCENTE: ANDREW BERNARTHE LIMA PEREIRA
MATRICULA: 514110155
PROFESSOR COMO PESQUISADOR: O ENFOQUE DA PESQUISA-AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
CUITÉ/2014
ANDREW BERNARTHE LIMA PEREIRA
PROFESSOR COMO PESQUISADOR: O ENFOQUE DA PESQUISA-AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
Resenha apresentado ao Professor Renato Cristiano. Solicitado na disciplina de metodologia.
CUITÉ/2014
Uma crítica à Professor Como Pesquisador: O Enfoque Da Pesquisa-Ação Na Prática Docente.
Nesta resenha, pretendo expor a respeito do Professor Como Pesquisador: O Enfoque Da Pesquisa-Ação Na Prática Docente. Constitui-se em uma obra que tem como o objetivo difundir a ideia do professor como pesquisador. Tendo como ponto de vista os movimentos de reestruturação dos cursos de formação de professores e a Educação continuada, com o intuito de preparar o profissional.
O texto expõem as ideias e contribuições de Jonh Elliott, um educador inglês, que desde a década de 60 publica e difunde a ideia do professor como pesquisador. Professor na Universidade de East Anglia -Nowich – na Inglaterra, e diretor do centro de Pesquisa Aplicada a Educação (CARE), também em Nowich.
Elliott trás para a consideração dos formadores de professores e para os professores, a dimensão da pesquisa-ação como meio de levar a produção de conhecimento através de seus problemas vivenciados, o levando a uma melhoria no âmbito individual e coletivo. Segundo Lawrence Stenhouse, no qual o pensamento de Elliott está vinculado, mostra que o docente deve reconhecer as situações vividas em sua pratica docente como um produtor de conhecimentos. Logo esta linha de pensamento é crucial para professores, pois retira a ideia do professor como um simples reprodutor e executor do conhecimento.
O enfoque do