Profesa
A RELAÇÃO ENTRE TENDÊNCIA E PRÁTICA
PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
FÍSICA DE 3º E 4º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rubens Siqueira dos Santos
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Tânia Cristina Santos Matos
UNIFIEO – Fundação Instituto de Ensino para Osasco
Resumo: Com os avanços científicos na área de Educação Física, principalmente na questão das abordagens, visa-se com este estudo verificar se essas novas tendências são de conhecimento dos profissionais de Educação
Física e se já estão sendo utilizadas em sua prática pedagógica.
Palavras-chave: abordagens da Educação Física; prática pedagógica.
THE RELATION BETWEEN TENDENCY AND PEDAGOGICAL
PRACTICE OF THE PHYSICS EDUCATION TEACHER OF 3º
AND 4º CYCLES OF THE FUNDAMENTAL EDUCATION
Abstract: With scientific advances in Physical Education, moreover its new approaches, this paper has the objective to verify if Physical Education professionals are acquainted with these new tendencies and if they are already using them in their pedagogical practices.
Keywords: Physical Education approaches; pedagogical practice.
1. INTRODUÇÃO
A Educação Física é uma das áreas mais polêmica em educação. Como educar o corpo, o que é relevante para que crianças e jovens aprendam e façam com o próprio corpo, com sua liberdade de expressão e mesmo com sua saúde têm preocupado a comunidade acadêmica e os educadores de forma geral.
Mas é sobretudo no interior da área que as controvérsias avolumam-se. Nos últimos anos, o debate aprofundou-se. Tem se discutido muito sobre a Educação Física numa perspectiva cultural, e é a partir desse referencial que se considera a Educação Física parte da cultura humana. É nesse sentido que se fala atualmente de uma cultura corporal, ou cultura física ou, ainda, cultura de movimento (DAÓLIO, 1996).
O conceito de cultura é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que