Prof
É um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado a escala e o outro ao cursor.
O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquimetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. Com ele podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
1. ELEMENTOS DO PAQUÍMETRO
[pic]
1. Orelha fixa
2. Orelha movel
3. Nônio ou vernier (polegada)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala fixa
7. Bico fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto móvel
10. Bico móvel
11. Nônio ou vernier (milímetro)
12. Impulsor
13. Escala fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
2. TIPOS DE PAQUÍMETRO
Paquímetro universal – É o mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Paquímetro universal com relógio – Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante) – É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade – Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com um gancho.
Paquímetro duplo – Serve para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital – Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
3.