Prof.me
Por meio de uma abordagem temática em que se discute a informação e o conhecimento, a gestão da informação e do conhecimento e por fim a inteligência competitiva, a revisão de literatura traz como enfoque principal os temas diretamente relacionados com os objetivos desta pesquisa e que servem de base para a análise dos resultados obtidos.
4.3 Inteligência Competitiva
As
definições
estabelecidas
para
a
inteligência
competitiva
mostram
principalmente o foco no mercado externo a uma organização com vistas à obtenção de vantagem em determinada área de atuação, reforçado por um comportamento ético e sistemático. A raiz do militarismo está fortemente estabelecida na medida em que se busca o suporte à tomada de decisão de maneira segura e sistemática, procurando proteger esta informação gerada. Tal conceito encontra suporte na definição de inteligência competitiva da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva:
Inteligência competitiva é um processo informacional pro-ativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. É um processo sistemático que visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado.
A Society of Competitive Intelligence Professionals
mantém sua linha de
raciocínio ao definir inteligência competitiva como “um programa sistemático e ético para reunir, analisar e gerenciar informação externa que possa afetar os planos, decisões e operações de uma empresa”.
1
Para Tarapanoff (2001), inteligência competitiva é uma metodologia para monitoramento das informações de um ambiente que permitirá, ao tomador de decisão, adquirir conhecimento estratégico e entender o comportamento de seus concorrentes-chave.
Já Carvalho (2005) entende que a “inteligência pode ser vista como um processo, em sua criação, como um produto, considerando-se o