Proejto violencia
Idealizador do Projeto
Sinal Vermelho para a Violência Escolar
Prado, Bahia
2011
1. Justificativa
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos nas escolas do nosso país, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas, professores e outros funcionários da escola. Tais atitudes são reflexos da realidade social em que estão inseridos, demonstradas através de Violência Verbal, Física, Social, Psicológica e outras. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessas violências, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação.
Para tanto, o uso do desenho ou escrita, como método de comunicação e expressões de opiniões, podem relatar idéias às respostas quanto aos atos de violência que são acometidos por eles, constituindo instrumento importante para que a Escola em parceria com Técnicos do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) construa ações que permitam modificar essa realidade que aflora cada vez mais a sociedade.
2. Objetivo Geral
Disseminar uma cultura de paz construída através de estratégias com mediações, buscando a valorização da vida, tendo como propósitos fundamentais a prevenção, o conhecimento e estimulo a uma convivência harmoniosa no âmbito escolar e familiar, visando à redução da violência.
3. Objetivos Específicos
• Averiguar e refletir sobre as causas da violência no âmbito escolar;
• Conhecer o conceito de violência, sua classificação e como se manifesta na escola;
• Proporcionar atividades pedagógicas que desenvolvam a afetividade e a socialização;
• Promover o diálogo interativo através de palestras relacionadas ao tema Bullying;
• Propor intervenções pedagógicas adequadas à valorização da vida e da paz.
4. Hipóteses:
• Falta