Produções
Por definição, entende-se como sistema de produção industrial qualquer sequência de operações, realizadas em larga escala, para que seja possível a produção de determinada mercadoria. Esses processos estão presentes no dia-a-dia do homem moderno há muito tempo, e estão intimamente ligados ao contexto social e humano.
Uma vez que as indústrias, apesar de em número bem menor hoje em dia, ainda utilizam a mão de obra do trabalhador industrial, torna-se muito importante a análise destes sistemas de produção não só pelo viés econômico, em que são analisadas as vantagens econômicas de cada. Mas também é de fundamental importância observar o jeito como esse processo produtivo afeta o modo de vida de cada trabalhador em específico.
O que será analisado aqui é, em maior parte, o viés econômico atribuído a cada sistema de produção, já que é muito mais comum e prático do ponto de vista histórico e geográfico fazer esta análise. Serão apontadas vantagens e desvantagens que surgiram de um sistema para o outro, e como a evolução destes processos se apoiaram em mudanças da conjuntura política global e vice versa.
Sistema de produção
O que são sistemas de produção?
O sistema de produção é um conjunto de ações que tem a finalidade de produzir algum tipo de mercadoria. O sistema de produção industrial apresentam várias etapas na transformação de matéria prima em mercadoria acabada e pronta para ser entregue, para quem vai comercializá-la. Todo esse processo de produção tem três grandes subsistemas, um onde a matéria-prima fica armazenada que é o almoxarifado, que, além disso, fica responsável pela montagem das mercadorias. O outro é a linha de produção que como o próprio nome já diz é a área da fabrica que transforma ou unem peças que serão, transformada na mercadoria final. E para terminar os três grandes subsistemas é o deposito, que é o espaço da empresa que armazena a mercadoria pronta que será entregue para quem for