produção
A melhora contínua é uma das premissas da qualidade total tendo o projeto também esta necessidade, que pode ser medida e acompanhada através de testes e posteriormente análises. O objetivo desta etapa da atividade de projeto é considerar o projeto preliminar e verificar se pode ser melhorado antes que o produto ou serviço seja testado no mercado. Há diversas técnicas que podem ser empregadas nesta etapa para avaliar e melhorar o projeto preliminar. Aqui abordamos três que se mostraram especialmente úteis. São elas:
· Desdobramento da função qualidade (QFD – Quality Function Deployment)
A qualidade, aspecto importante no projeto na avaliação de melhoria, é apoiada por algumas ferramentas da melhora contínua denominada de Kaizem.
A melhora contínua deve ser apoiada por indicadores de desempenho, medidas criadas para avaliar se a condução do projeto está diretamente ligada e relacionada com os objetivos do projeto.
· Engenharia de Valor (VE – ValueEngineering)
A Engenharia de valor tem como princípio gerar valor ao cliente e consumidor, sendo este valor os benefícios que os mesmos entendem e reconhecem como um benefício ou diferencial. Segundo Slack (1999), o objetivo da engenharia de valor é tentar reduzir custos e prevenir quaisquer custos desnecessários, antes de produzir o produto ou serviço. De forma simples, tenta eliminar quaisquer custos que não contribuam para o valor e o desempenho do produto ou serviço. (Análise de valor é o nome dado ao mesmo processo, quando se trata de redução de custos depois que o produto ou serviço foi iniciado). Os principais objetivos são:
· reduzir o número de componentes;
· usar materiais mais baratos;
· simplificar os processos.
A redução dos recursos e a otimização de processos é uma busca constante da engenharia de valor. A simplificação dos processos ajuda na redução dos tempos de execução e movimentação. A redução do número de componentes facilita