produção
Experimento: Pêndulo Simples
Data: 14/05/2014
Nome:
Turma: 3071
Professor: Eduardo Fernandes
Introdução
O pêndulo simples trata-se de um fio leve e inextensível de comprimento L, o qual tem em sua extremidade uma massa pontual m, enquanto a outra extremidade é fixa de certa forma que permita a livre oscilação do sistema. Ao deslocar o pêndulo da sua posição de equilíbrio, este oscila sob a ação da força peso da massa m, bem como da força tração T. Em ângulos de pequenas amplitudes, obtemos o período através da seguinte expressão:
Objetivo
Verificar a dependência do período de oscilação do pêndulo simples com a massa, com o comprimento do fio e com o ângulo.
Determinar a aceleração da gravidade local.
Fazer comparações utilizando diferentes comprimentos e amplitudes para determinarmos o tempo de oscilação.
Por fim calcular o período para cada comprimento.
Materiais Utilizados - Conjunto Arete - 2 pesos de massa M1 e M2 - 1 Régua - 1 Linha - 1 Cronômetro
Procedimentos Experimentais
Definição: Fixamos um fio inextensível de comprimento “L” em um ponto superior, e na extremidade inferior penduramos um corpo de massa “m” qualquer. Se deslocarmos um pouco o corpo, formando um ângulo com o eixo vertical relativo ao pivô do pêndulo, e em seguida soltar o corpo, ele entrara em movimento oscilatório. O dispositivo descrito consiste no pêndulo simples.
Na Primeira Parte: Medir o comprimento do fio e determinar os tamanhos utilizados para efetuar os procedimentos, tamanho total do fio é de 60cm, os tamanhos utilizados foram 33cm (L1) e 40cm (L2 ).
Na Segunda Parte: Definir duas amplitudes para executar o experimento.
Na Terceira Parte: O procedimento visou em determinar o período do pêndulo, conforme o solicitado pelo professor nas situações abaixo:
1- Manter L e Variar M
2- Manter M e Variar L
4- 2 amplitudes
Em seguida adicionar os dados