Produção textual
Número1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Número2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Número3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Número4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Número5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
AS RAZÕES DA NOTA ZERO
Razão1 Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".
Razão2 Deixar a folha de redação em branco.
Razão3 Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.
Razão4 Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação.
REFERÊNCIA www.sistemasenem2.inep.gov.br ___________________________________________________________________________ 1. O TEXTO
• Em linguística, a noção de texto é ampla e pode ser entendido como manifestação linguística das ideias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Seu tamanho é variável.
• Para ser considerado texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida pelo recebedor como um todo significativo.
1.1 TIPOS DE TEXTO Os principais tipos textuais são: descritivos, dissertativos, narrativos, argumentativos, expositivos, injuntivos.
1.2 OS GÊNEROS DE TEXTOS Bula de remédios, bilhete, narrativas,