Produção textual - Redação Copa do Mundo 2014
Curso: Ciências Contábeis 2014/1
COPA DO MUNDO NO BRASIL
A economia do Brasil apresentou nos últimos anos um crescimento positivo, indicador econômico que levou a um aumento dos investimentos estrangeiros no país e fomentou o mercado nacional, aumentando o consumo interno e as exportações. Foi este desempenho da economia brasileira que levou o país a se candidatar a sediar a copa do mundo, pois o bom estado da economia brasileira era uma promessa de que o país se estruturaria e faria a melhor copa do mundo de todas as edições. Para os brasileiros além de motivo de orgulho a copa do mundo traria oportunidades de investimentos externos no país, aumento no setor de turismo e investimentos estruturais por parte do governo, sendo este o maior legado da copa.
Mas o que realmente aconteceu foi um declínio do crescimento econômico do país, além de obras públicas mal planejadas e superfaturadas, sendo que não foram feitas nem a metade de todas as obras prometidas de infraestruturas. Outro grave fato ocorrido envolvendo as obras para a copa é o dinheiro publico investido nos estádios, sendo que no acordo inicial seriam financiados pela iniciativa privada.
Com todo este descaso com dinheiro publico nas obras e estádios, e os setores básicos de serviços públicos como à saúde e à educação cada vez mais deficitária sem investimentos, estruturas e condições para atender a crescente demanda da população gerou um sentimento de revolta em todos os brasileiros que tomados pelo desejo de mudança, foram às ruas, exigindo do governo melhorias e investimentos nos setores de serviços básicos e menos dinheiro publico em estádios e obras exclusivas da copa. Os governantes precisam entender que a população cansou do descaso com o dinheiro publico, e que espera mais investimentos nos setores básicos que estão em estado precário. Queremos um país transparente com suas finanças, que administre o dinheiro publico de forma mais eficiente e