Produção Textual (Poluição Visual)
Poluição visual é um termo que engloba diferentes elementos visualmente atrativos de uma determinada paisagem. Esse tipo de poluição não tem de ser necessariamente ligado a danos ambientais e é, de fato, mais um problema estético que pode variar de uma pessoa para outra, podendo causar desconforto visual.
Belo Horizonte tornou-se um território ocupado por instituições públicas e grandes empresas que apressaram em uma luta constante para posicionar sua imagem no mercado por meio de avisos publicitários excessivos. Logo, a sobrecarga de estímulos visuais deteriorou significativamente a área urbana da cidade. Por essa razão, é importante e necessário que o governo planeje e decrete políticas ambientais para evitar o excesso de publicidade irregular na cidade.
A poluição visual também é exposta em pichações, murais, cartazes, outdoors, letreiros e propagandas em gerais, contendo elementos desasseados que prejudicam a visão de muitos motoristas e podendo gerar terríveis acidentes no trânsito. Por esse motivo, é recomendável que as agências publicitárias usem materiais orgânicos com o objetivo de reduzir o índice de acidentes na cidade, auxiliando também o meio ambiente ecológico.
Existem muitas vias que levam à solução deste problema. Primeiro, a prefeitura de Belo Horizonte deve confiscar e regular perante lei a quantidade de outdoors, cartazes e letreiros e a localização destes, a fim de coibir a invasão de tantas propagandas em espaços públicos que banaliza o ambiente. A prefeitura tem alguns projetos que visam regularizar essa publicidade irregular, mas são extremamente mal executados, como a Operação Lixo Zero Contra os Sujões, que tem fiscais ineficientes e o problema não é devidamente combatido. É preciso de uma ação perante lei e não somente operações. A prefeitura atualmente foca somente algumas regiões como o hipercentro, mas o foco é necessário em toda a cidade.
Em segundo lugar, o governo deve