Produção textual interdisciplinar INDIVIDUAL
SEMESTRE 1
Resposta da Questão 01
As principais diferenças são:
Freelancer é um profissional autônomo que pode encontrar dificuldades de se colocar no mercado de trabalho. No Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos. Porém, um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado. O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.
Porém, as Organizações Burocráticas se dão através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica que prevê a obediência estrita à hierarquia, devendo cada empregado limitar-se ao relacionamento com seu chefe imediato.
Dentre essas regras estão:
- tem que existir normas impessoais e escritas no desempenho de cada cargo ou função.
- previsão de comportamento dos funcionários e da organização
- divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências.
- limitação da iniciativa e da inovação.
- Favorecimento à corrupção – costumam ser criadas enormes dificuldades ao atendimento das necessidades dos clientes, em função da rigidez das normas e do descomprometimento dos funcionários. Com isso, logo aparecem pessoas desonestas que “vendem facilidades”.
As Organizações Burocráticas buscam amenizar as conseqüências das influências externas e o controle das suas atividades de modo a se