Produção textual individual - unopar 7º modulo
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) uiversidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação,Cidadania e saúde infantil, Tecnologia da Educação, Educação Jovens e Adultos, Fundamentos da Educação Especial, A ação docente e a diversidade humana,Lingua Brasileira de Sinais – Libras.
Tutor Eletrônico: Gislaine Soares da Silva.
O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o Bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
A observação no estagio na escola Edilza Maria Batista no 3º ano das series iniciais, na sala de aula havia 25 alunos. Faz – necessário ressaltar que no ambiente escolar aconteciam fatos que me chamava atenção repetitivos, das crianças tão pequenas mordendo os colegas e agredindo físicamente e a falta do respeito ao próximo. Tinha uma criança que todo dia agredia o colega na escola; Ele começava a rejeitar o colega, brincava e quando colega dele pedia para brincar