PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL 5º SEMESTRE
O trabalho em questão traz grandes questionamentos em relação ao sistema de franquias no Brasil, principalmente em um pais onde a cada dia a economia e suas previsões de crescimento assim como a inflação se mostra cada vez mais instável. Alguns tipos de franquias tem sido erroneamente uma opção para algumas empresas que desejam expandir em curto prazo, e não possuem preparo, estudo e principalmente, recursos financeiros suficientes. De forma geral essas empresas acabam buscando em seus franqueados grandes divulgadores e parceiros, a fim de expandir seus negócios, a questão central é que geralmente esses franqueados são em grande parte inexperientes no ramo dos negócios, sem afinidade e, buscando um sucesso profissional sem grandes esforços e com mais facilidade, geralmente sem os conhecimentos necessários, ou simplesmente uma pesquisa bem elaborada.
No caso da franquia de Cookies Mr. Cheney, que tem um custo um tanto elevado para grande parte dos pequenos e médios franqueados, seria o caso de analisar se a mesma seria viável para a região a qual estamos inseridos. Até porque para a grande parte do Brasil este ramo ainda é uma novidade, por mais impossível que pareça, um país cheio de regiões com diferentes gostos e costumes seria um tanto difícil introduzir uma nova cultura de paladar em tão pouco tempo.
Porém é comum o franqueado e franqueador desconsiderarem que o sistema requer um árduo trabalho operacional e de controle. Ignorando na maioria das vezes sinais visíveis de alerta em relação ao funcionamento diário da rede e detalhes essenciais para que a permanência no negócio seja permanentemente.
DESENVOLVIMENTO
A definição de todas essas questões devem passar por um estudo de caso muito bem elaborado levando em conta o público alvo, o espaço, os gastos com propaganda e divulgação, dentre outros. Uma definição muito interessante diz que o sistema de franquias, devido ao grande número de redes hoje espalhadas pelo