Produção textual 1 – 1º semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO 4
3 PESQUISA 5
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
5 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A administração da produção existe desde quando nossos antepassados poliam pedras em busca de um utensilio mais eficaz. Nesta época não existia o comercio, os utensílios serviam apenas para quem os produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio dos artesãos, que com maiores demandas começa a contratar ajudantes e a estabelecer prazos de entrega e classificar prioridades.
Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. Com a descoberta da máquina, em 1764 começa a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo as primeiras fábricas.
Tempos depois nestas fábricas surge a administração da produção que pode ser definida como a área da empresa capaz de produzir bens ou serviços por meio das melhores decisões e responsabilidades advindas de seus gerentes de produção. Estes profissionais são responsáveis por utilizar os recursos disponíveis para a produção sempre visando os objetivos definidos pela organização. Esta produção se concretiza por meio das operações que compõe as atividades da empresa capaz de produzir bens ou serviços que podem alterar em função da demanda, do volume, da variedade ou contato com o consumidor.
Neste contexto as organizações buscam constantemente por melhores métodos de trabalho e processos capazes de obter melhores práticas de produtividade, ou seja, produzir mais com o menor custo possível.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com Chiavenato (2000) a palvra Administração vem do latim ad (direção, tendência para), e minister (subordinação ou obediência) significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos