Produção mercantil
Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China
Atividade 3
Nessa aula discutimos a evolução econômica da China e sua importância no comércio internacional. Também, os impactos da crise na Europa desde 2011 sobre o crescimento da economia chinesa.
O resumo dessa aula e o capítulo 2 do livro-texto enfatizam a evolução econômica da China e de seu papel no comércio internacional. Os textos não tratam de aspectos sociais e políticos.
Assim, navegue no site do PNUD indicado na aula-tema 1 e procure em jornais e revistas de grande circulação (Estadão, Folha, Veja, Época, Exame) informações sobre PIB per capita, IDH, concentração de renda, condições de trabalho, educação e hábitos de consumo da população da China.
Resposta:
Concentração de renda: A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.687.
Em relação à concentração de renda, com a liberalização econômica, foram criadas, nas áreas litorâneas, mais de 10 Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), onde floresce a economia de mercado com a participação de empresas e capitais internacionais. Atualmente, a China é considerada, pelos Estados Unidos da América, um país "comercialmente privilegiado", o que amplia as cotas de importação de produtos chineses para os mercados norte-americanos. Além disso, com lojas que ultrapassam 4 mil m² e com uma infinidade de produtos, fazer compras está se transformando em passeio para os chineses da classe média.