Produção II
Relatório Final – Problema nº: 03 Data: 23/05/2014 Grupo 05
Líder: Alessandra Naves RA:
Redator: Victor Di Nardo Silva RA: 12075651
Porta-voz: Marcelo Oliveira RA: 09608761
Membro: Renzo Charbel RA: 12064226
Membro: Alessandro Pizzato RA: 11817798
Membro: Bruno Brunetto RA: 12098810
Membro: Jorge Filho RA: 12057030
1. Questões e Estratégias de Pesquisa
Cada integrante do grupo pesquisou a respeito do Controle Kanban; MRP e JIT e operações enxutas; Balanceamento de Linha; 5S’s; Tempo de Atravessamento e TPM; Complexidade; Programação Nivelada; Sincronização e Modelos Mesclados; Mapeamento da Corrente de Valor, no sentido de investigar como essas implementações podem ou deve influenciar a produção para lotes diários.
As pesquisas se realizaram no âmbito da Biblioteca em livros, revistas, sites, monografias e dissertações.
O grupo inicialmente definiu o problema como sendo: “Como preparar lotes diários balanceando a produção”.
2. Conceitos Relevantes
Inicialmente, iremos abordar o Controle Kanban. Segundo Slack (2009), este método é utilizado para operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado. (SLACK, 2009)
Existem diferentes tipos de Kanban, são eles: De Motivação ou Transporte, usado para avisar o estágio anterior que o material pode ser retirado do estoque e transferido para uma destinação específica. Normalmente terá detalhes como número e descrição do componente específico, o lugar de onde ele deve ser retirado e a destinação para a qual ele deve ser enviado; De Produção, sendo um sinal para um processo produtivo de que ele pode começar a produzir um item para que seja colocado em estoque. Inclui número e descrição do componente particular, descrição do próprio processo, materiais necessários para a produção do componente, além da destinação para