Produção grafica
O que faz um produtor gráfico
1-O serviço deste profissional começa na criação das peças a serem impressas, pois é ele que vai avaliar a viabilidade de impressão, custos/benefícios, expectativas dos clientes, aproveitamento de papéis e insumos, formatos, tipos de impressão, tipos de acabamentos, tudo isso na forma de uma consultoria técnica.
Quando o produtor gráfico tem essa visão de consultoria, evitam-se desgastes com os departamentos envolvidos, desde o atendimento à criação, muitas vezes envolvendo até mesmo o cliente. Sem essa comunicação, podem ocorrer erros, causando mal estar em agência e cliente, que pode ter uma campanha bem conceituada, muito bem elaborada, mas com problemas nos materiais impressos.
Orçamentos de materiais diversos, pesquisas de brindes, liberações de arquivos, acompanhamento de serviços com fornecedores, liberação de provas, negociação de prazos e custos, também são responsabilidades de um profissional de produção gráfica.
Mencione e explique sistemas de impressão
2- O sistema OFFSET é um dos mais utilizados pelas gráficas, devido à alta qualidade e ao baixo custo que oferece, principalmente para grandes quantidades. É um sistema de impressão indireto, conforme a palavra original inglesa, baseado na repulsão tinta-água. Sendo um processo rotativo contínuo, permite altas velocidades de impressão, o que popularizou o seu uso. A utilização de uma blanqueta para a transferência da tinta possibilita o uso dos mais deferentes tipos de superfícies de papel. O uso de chapas metálicas , ao contrário das pedras na litografia, garantiu ao offset tiragens muito elevadas. O offset foi descoberto casualmente pelo norte-americano Rubel em 1904, quando admirado, observou a nitidez do repinte no verso de uma folha de papel produzida pelo padrão de borracha de uma impressora litográfica, quando inadvertidamente rodou a máquina sem papel. Antes de iniciar o processo de impressão, foram elaborados os fotolitos e as