Produção enxuta
Cenário: Ambiente hospitalar (mais precisamente o serviço de Nutrição Diética (SND), setor o qual prepara refeições de pacientes, funcionários e acompanhantes de acordo com as necessidades clínicas).
Ferramenta: Sistema de produção Enxuta (Toyota) STP, a qual identifica atividades que agregam valor ao processo ou serviço, visando eliminar desperdícios. Concentra-se em apoiar e estimular as pessoas para melhorarem continuamente os processos onde trabalham. As 7 perdas são: Superprodução, transporte, processamento, produtos defeituosos, movimentações ergonômicas, espera e estoque.
Objetivo: Prestar um bom atendimento aproveitando os recursos de mão-de-obra evitando desperdício de tempo, matéria-prima e atividades que não agregam valor.
Ferramentas complementares:
Just In Time (JIT): Fazer apenas aquilo que é necessário, no tempo e nas medidas necessárias objetivando redução de custos e aumento de eficiência.
Kanban: Utilização de recursos visuais (cartões e etiquetas) com a finalidade de transmitir informações sobre a produção aos postos de trabalho. Funciona como um indicador que acusa quando há a necessidade de reposição de algo. A utilização do kanban torna a linha puxada, com um fluxo de produção contínuo e uniforme.
Kaizen: Processo de aprimoramento contínuo que busca melhorias através da inovação. Identifica potenciais melhorias com a ajuda de gráficos, tabelas, e outros indicadores e com a participação de todos os colaboradores na resolução de problemas. Nada é estático, tudo deve ser revisado continuamente.
Padronização dos procedimentos: Padronizar procedimentos faz com que todas as pessoas tomem conhecimento de como, o que e quando fazer, podendo ser mais fácil a identificação de problemas. É importante que na área de qualidade não se tenha tanta padronização de procedimentos para que não haja tantas políticas burocráticas e sim equipes flexíveis e