Produção Econômica no espaço rural mundial
Existe uma grande diversidade das produções que são praticadas no espaço rural atualmente, que é gerada pelos mais variados estágios de evoloução tecnológica, por diversas finalidades e pelo desenvolvimento da produção agrária. Podemos perceber essas diferenças quando fazemos, por exemplo, uma comparação do espaço ruaral de um país desenvolvido e um subdesenvolvido.
O primeiro apresenta um cultivo baseado na elaboração de diferentes produtos, execelência de qualidade, utilização de maquinários, produção constante, amplo mercado consumidor, pecuária desenvolvida, além da informatização dos dados. Enquanto o segundo realiza o cultivo de forma tradicional, com a produção voltada para subsistência, e os rebanhos criados de maneira extensiva, apresentando um baixa produção.
Sendo assim, cada parte do mundo usa o seu espaço rural de uma forma diferente e isso acaba influenciando a economia, o desenvolvimento e outras áreas daquele lugar.
Produção rural nos países desenvolvidos:
Estados Unidos:
A agropecuária nesse país está oraganizada em belts (“cinturões”), conforme as características físico-naturais e socioecônomicas das regiões. Nos Green belts (cinturões verdes) existe, de forma extensiva a produção de hortifrutigranjeiros em pequenas propriedades, próximas aos centros urbanos, com uso da tecnologia e alta produtividade.
Na região da vasta Planície Central, ocorrem os cinturões de trigo, milho e algodão. Nos belts naõ ocorre, necessariamente, a produção de um só cultivo nas propriedades. Ocorrem, também, a diversificação agrícola e o consórcio com a pecuária.
Mas, a alta produtividade estadunidense gera excedente agrícola influenciando os preços das commodities agrícolas, produtos primários de importância econômica no comércio internacional e que seus preços estão estabelicidos pelas cotações dos principais mercados, com isso os preços ficam mais baixos para os demais países.