Produção do álcool
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada em menor escala.
1 hectare de cana-de-açúcar produz 3.350 litros de álcool
1 hectare de mandioca produz 2.550 litros de álcool
1 hectare eucalipto possui em média 20 tonelada, que produz 2.100 litros
Preparação do solo para o plantio utilizando todas as técnicas e verificação do pH, etc. Assim a cana-de-açúcar passa pelas fases de crescimento e maturação. O período da safra ocorre de Abril a Dezembro, no frio e seca, a quantidade de açúcar, aumenta muito.
Caso não ocorra, a própria planta consome o açúcar que produziu, diminuindo a quantidade de álcool obtida.
Após o corte é transportada a usina, lavada, tirando a sujeira mais grossa, é picada e, finalmente moída. moagem produz um caldo, a garapa e o bagaço, parte sólida, rica em celulose, A mistura garapa-residuo é filtrada. Feita a separação, o bagaço é utilizado para cogeração de energia, como matéria prima pode ser utilizado na produção de celulose, chapas de aglomerado e ração animal; a garapa é aquecida para eliminar a água, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço, do qual pode se obter tanto o açúcar como o álcool * A obtenção do álcool é através da fermentação, ao acrescentarmos água e um pouco de ácido ao melaço.
Obtemos o produto chamado mosto de fermentação. Os microorganismo, ao alimentarem, produzem enzimas, que aceleram a transformação do açúcar, agem como catalizadores da reação que transformam o açúcar em álcool.
Esse processo tem duração de 50 horas e o álcool obtido eqüivale a 13% do volume do mosto de fabricação.
Ao final da fermentação, inicia-se a destilação para separar o álcool.
Destilação: é utilizada para separar