Produção do concreto
No primeiro momento, ao chegarmos no laboratório, fizemos a seleção dos materiais de acordo com as medidas necessárias para a produção dos recipientes onde seriam colocados os materiais para a produção do concreto. O material utilizado para a produção dos recipientes seria a madeira encontrada no laboratório.
Após a seleção das madeiras, as mesmas foram preparadas de acordo com as medidas necessárias. Para isso foram usados o serrote e o metro, além disso, ainda tínhamos a disposição um esquadro, martelo e um formão.
Ao começar o corte das madeiras, encontramos uma dificuldade, as madeiras estavam verdes e muito úmidas, além disso, as ferramentas não estavam apropriadas, o serrote estava sem corte e era de má qualidade. Com isso, o esforço para o corte das mesmas foi muito maior, assim além da perda de tempo, havia um risco muito maior de acidentes ergonômicos. Para cortar as madeiras, usamos de apoio uns blocos de concreto, que tinham sidos preparados pelos grupos anteriores a nós.
Após o corte das madeiras de acordo com as medidas necessárias, iniciamos a fabricação das caixas. Para isso usamos o martelo e uma quantidade especifica de pregos não galvanizados. Como suporte para o carregamento das caixas com o material, utilizamos tabuas partidas verticalmente.
Com as caixas prontas, de acordo com as medidas necessárias fomos até o local de armazenamento dos agregados, após pegar a quantidade de brita e areia necessária foram providenciados o cimento e a água.
Inicialmente foi misturado a areia com o cimento, para que houvesse uma melhor distribuição dos mesmos no concreto para que tenha uma melhor liga na mistura final.
Após isso foram acrescentados os outros materiais, isto é, a brita e a água.