Produção de tintas no Brasil
• Resina serve para aglomerar as partículas de pigmentos, material não-volatil
(não evapora), adesão da tinta no material, possui resistência química, à abrasão e riscos.
• Pigmento é o material sólido finamente dividido, insolúvel no meio. Utilizados para conferir cor, opacidade, certas características de consistência e outros efeitos.
• Aditivo – proporciona características especiais às tintas ou melhorias nas suas propriedades.
Existe uma variedade enorme de aditivos usados na indústria de tintas e vernizes. Exemplos: secantes, anti-sedimentantes, niveladores, antipele, antiespumante, dispersantes, espessantes, etc.
• Solvente – liquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina.
Slide 2
– Na era pré-histórica estão os primeiros registros de pinturas da história da humanidade, inicialmente utilizavam a tinta como forma de relatar os fatos do cotidiano e transmitir ideias.
- No Egito, devido ao clima seco, não se tinha muito estimulo para o desenvolvimento de resinas impermeabilizantes a não ser para a utilização em navios. Porém os egípcios eram famosos na arte decorativa, oque fez com que desenvolvessem as mais diversas cores de tintas, item que foi exportado por muito tempo para outros povos.
- Idade Média: Neste período surgem os primeiros registros da utilização de vernizes como proteção para superfícies. Estes materiais eram preparados a partir do cozimento de óleos naturais e adição de alguns ligantes
Slide 3 –
As resinas e óleos eram fermentados antes da incorporação e os pigmentos eram moídos com uma grande pedra cilíndrica.
Por muitos séculos a formulação de uma tinta foi uma arte sigilosa, cuidadosamente guardada e passada de geração a geração. Como as tintas eram preparadas em quantidades pequenas, utilizando-se moinhos arcaicos e métodos de misturas manuais e trabalhosos, elas eram caras e apenas disponíveis para um pequeno segmento mais abastado