Produção de texto
Centro de Educação a Distância
Ação Social
Produção de Texto
Suely Lima de Sousa Araújo |
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Professor: Luís Roberto Wagner
Valparaiso de Goiás - GO, 13 de Junho de 2012.
Concepção de leitura é a importância do ato de aprender a ler e a escrever que está fundamentada a uma ideia que o homem se faz livre por meio do domínio da palavra, o homem pode registrar sua cultura, as descobertas, as emoções, sua poesia, enfim, sua maneira de ver o mundo. Estratégia de leitura é ativar o conhecimento prévio que temos sobre todos os aspectos envolvidos na leitura para selecionar as informações que posam criar o contexto de produção de leitura garantindo, assim sua fluência. Refere-se a conhecimento sobre o assunto, sobre o gênero, sobre o portador onde foi publicado o texto, sobre o autor do texto, sobre a época em que foi publicado, ou seja, sobre as condições de produção do texto a ser lido. Leitura e produção de texto (sentidos) é a compreensão do texto quando o lermos é a informação e o controle da compreensão. Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo (Faucarbert 1994). Valente destaca que ninguém lê hoje porque leu ontem.
Gêneros textuais
São os textos encontrados no nosso cotidiano e apresentam características sócias comunicativas (carta pessoal ou comercial, diários, agendas, e-mail, Orkut, lista de compras, cardápio entre outros).
Elementos que caracterizam um gênero textual:
Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que