Produção de texto
Concepção de Leitura É a interação de sentidos com base nos elementos linguísticos entre autor e leitor, interagindo através do que o autor deseja informar e do que o leitor deseja identificar, mas que precisa de um conjunto de saberes, são diferentes modos de perguntas decorrentes da concepção do sujeito, de língua, de texto e sentido que se adote.
Estratégias de leitura Ela é entendida como uma captação de ideias sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor em algumas edições, quando se lê, tem que haver um sentido e significado, interação do leitor com o autor para que tenhamos a vontade de ler e irmos além de nossa imaginação.
Leitura e produção de sentido Nesse processo se faz necessário considerar a materialidade linguística do texto, elemento sobre o qual e a partir do qual se constitui a interação entre autor e leitor, é preciso também levar em conta os conhecimentos do leitor, sua intensidade e sua qualidade, precisa ter conhecimento gramatical e conhecimento de mundo. A leitura é algo que nos leva além da imaginação, quando um escritor escreve um livro ele com certeza já viveu todas as emoções da leitura antes que chegue ao seu leitor final, você, pois em sua história ele faz você interagir, se emocionar, rir, ficar tenso e quando ao final da leitura o prazer de saber que o leitor e o autor se uniram em uma só história.
GÊNEROS TEXTUAIS
Definição de Gêneros Textuais Gêneros textuais são textos de qualquer natureza literária ou não literária, materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal. A formação e um gênero textual são influenciados pela função a ser desempenhada, pelo publico á que se compõe alcançar pela mensagem a ser transmitida enfim, pelo contexto em que é estruturada. Compreender cada um dos gêneros textuais é essencial á própria compreensão da dinâmica da linguagem