Produção de texto cientifico
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EMPRESARIAL
PRODUÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO
MANAUS-AM
2014
UNIVERSIDADE NILTON LINS
Débora Gomes da Silva
Emerson Melo Cruz
Janderson Menezes
Leandro Alberth de Oliveira
Lucas Assunção
Michele Cristina Nazário
PRODUÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO
MANAUS-AM
2014
INTRODUÇÃO
Para se produzir um bom texto é preciso que antes se conheça quais os elementos necessários, para que as ideias fiquem com sentido ao ponto de estabelecer uma relação comunicativa entre autor e o leitor. Existem fatores indispensáveis a composição de um texto, que se relacionam com o material conceitual e linguístico.
COERÊNCIA TEXTUAL
A construção de textos deve ser feita de maneira compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele. Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico compreensível.
Em uma redação, para que a coerência ocorra, as ideias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de ideias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é mais bem capturada com o auxílio de conectivos, preposições, etc.
A falta de coerência em um texto é