Produção de Tequila e as normas que as estabelecem.
Elaborada a partir de uma planta chamada agave azul, a tequila é considerada patrimônio cultural mexicano desde 1974.
(2) A raiz, parecida com um abacaxi, é a matéria prima da tequila. Em media, na região de Tequila o agave pesa de 30kg a 60kg. Para fazer um litro da bebida, são necessários 7kg de agave.
(3) A JIMA É basicamente o processo de corte do agave. As folhas são podadas, e permanecem somente a cabeça e o coração da planta.
(4) O que diferencia as tequilas de diferentes fábricas são as ferramentas utilizadas no processo de produção. O forno, por exemplo, influencia bastante no aroma e no sabor. Após a colheita, uma equipe enche manualmente o forno, alguns com capacidade para receber 50 toneladas de agave. A raiz deve então ser aquecida com vapor d'água a 98C durante um período de 42 horas. Depois de cozida, a planta gera o chamado açúcar de agave, com o qual se faz o mel de agave, que por sua vez pode ser utilizado para adoçar os alimentos. (6) Depois que o agave passou pelo forno, ele deve repousar durante mais oito horas. A mesma equipe de pessoas que encheu o forno precisa esvaziá-lo. Após o cozimento, os agaves são moídos. Ao mesmo em que as raízes são trituradas, é feito um acréscimo de água. Assim, o açúcar vira o chamado caldo de agave. Esse líquido passa para a fermentação e as fibras vão para reciclagem. Com a fibra do agave, é possível fazer papel, bolachas, alimento para o gado e até produzir tijolos. Já o açúcar segue para a próxima etapa.
(7) O caldo de agave segue para uma enorme tina, geralmente com capacidade para mais de 15 mil litros. Neste momento, é acrescentado um fungo que metaboliza o açúcar e produz álcool. Com as tinas abertas, o processo de fermentação demora de quatro