Produção de petróleo
Campus Campos dos Goytacazes
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE APRESENTAÇÃO DE TCC
Nome: Juliana Loiola
Matrícula: 20120133305-9
12 DE MARÇO DE 2013
Campos dos Goytacazes, RJ.
Este relatório faz resumo dos temas abordados nos trabalhos de TCC1, apresentados no dia 06 de Abril de 2013, por alunos de Engenharia de Petróleo, da Universidade Estácio de Sá, campus: Campos dos Goytacazes – RJ.
Ressalta-se que esta é uma síntese abordada do ponto de vista de um aluno de início de curso de Engenharia de Petróleo.
1- Bombeio Centrífugo Submerso montado sobre Skid no Fundo do Mar, denominado S-BCSS:
Essa tecnologia foi desenvolvida através de um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) pelo Centro de Pesquisas da PETROBRAS e que tem como principal objetivo disponibilizar um novo conceito para aplicação da tecnologia de bombeio centrífugo submerso, através do desenvolvimento de um sistema de bombeamento submarino instalado no leito marinho (fora do poço). Ele teve como motivação a redução dos custos por parada e instalação. A grande vantagem deste sistema é a flexibilidade de manutenção da bomba e a continuidade da produção durante este período de manutenção, podendo ser realizadas intervenções independentes na ANM ou no Sistema de Bombeio.
O sistema é constituído por duas estruturas metálicas e duas bombas.
* Características:
* Range flexível de vazão; * Aplicável a poços desviáveis; * Aplicável a poços profundos; * Não apresenta partes móveis na superfície; * Os vazamentos na superfície são inexistentes; * Automação, supervisão e controle são relativamente simples (porém caros).
* Limitações do S-BCS:
* Custo inicial alto; * Restrição a areia; * Problema c/ alta razão gás-líquido; * Problema c/ alta viscosidade; * Limitações de temperatura; * Requer fonte de eletricidade estável e de confiança; * Para reparo de qualquer equipamento do conj. De