Produção de mudas - teste de germinação
O teste de germinação é necessário para testar a capacidade da semente em gerar uma plântula normal e sadia.
A avaliação da germinação das sementes é efetuada pelo teste de germinação, conduzido em laboratório sob condições controladas e por meio de métodos padronizados que visam, principalmente, avaliar o valor das sementes para a semeadura e comparar a qualidade de diferentes lotes, servindo como base para a comercialização das sementes (Marcos Filho et al., 1987; Novembre, 1994)
Para uma melhor potencial de germinação em um mesmo lote ou em lotes diferentes há um controle de laboratório, em condições controladas, há pesquisas. Tudo para que fique em condições ótimas, e padronizadas para estarem dentro das regras dos limites tolerados pela RAS.
No brasil, para espécies nativas existem conduções de testes de germinação a serem pesquisadas de menos de 0,1%. Um número que tende a aumentar, devido a padronização, agilização, aperfeiçoamento e estabelecimento de métodos de análise.
A germinação é um fenômeno biológico que pode ser considerado pelos botânicos como a retomada do crescimento do embrião, com o subseqüente rompimento do tegumento pela radícula. Entretanto, para os tecnologistas de sementes, a germinação é definida como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma planta normal, sob condições ambientais favoráveis (IPEF, 1998).
Cada semente apresenta um desempenho varíavel, de acordo com a sua temperatura e substratos ótimos, que façam com que haja uma maior germinação em um menor tempo. Sendo assim, fundamental o conhecimento de cada espécie.
A leucena é uma leguminosa de grande porte, podendo se tornar uma árvore se não houver poda. Possui tolerância a seca, pode ser usada como alternativa como forrageira para caprinos e ovinos e para sombreamento. Seu teste de germinação se dá por volta de 10 dias.
O ipê é uma árvore de origem Brasileira. Suas espécies