Produção de Manteiga
Trabalho Realizado pelos alunos do curso de Engenharia Alimentar:
Ana Rita Ribeiro, nº 6505
Bruno Sampaio, nº 6884
Isménia Carvalho, nº 6500
Márcia Pereira, nº 6493
Sumário
A manteiga é um produto derivado do leite com elevado teor de gordura, sendo então obtida exclusivamente de leite ou nata, através de uma forte agitação mecânica. Neste sentido, para um melhor conhecimento e para a aprendizagem da elaboração de mais um produto alimentar para além dos já elaborados anteriormente, pretendeu-se produzir manteiga à escala laboratorial a partir desta matéria-prima, com o objectivo de descobrir e acompanhar todos os passos e etapas importantes inerentes a este processo.
As principais etapas deste processo, de uma forma geral, consistiram na separação de uma porção gorda (manteiga) e de uma aquosa (leitelho), após o batimento das natas. O leitelho é escoado, a manteiga é lavada com água refrigerada, de seguida é aplicada a salmoura, sofre uma malaxagem e é então embalada sob condições de higiene adequadas.
Torna-se importante, como controlo de qualidade deste produto, a realização de vários testes analíticos para verificar a sua qualidade para o consumo humano. Sendo assim, a par do processo de produção da manteiga foram anotados todos os dados relevantes e foram elaboradas as análises a uma manteiga comercial para a determinação da acidez total, da acidez da gordura, do pH, da humidade e da matéria gorda por extracção. Quando a manteiga, que foi entretanto produzida, ficou finalmente preparada, fizeram-se também as mesmas análises referenciadas anteriormente, com o objectivo de fazer uma comparação entre os valores da manteiga produzida, da comercial e dos valores impostos pela legislação portuguesa.
Desta forma, concluiu-se que, de um modo geral, os valores obtidos da manteiga produzida à escala laboratorial se encontram próximos da manteiga comercial e dos limites impostos pela lei, o que significa que se