produção de lipase
S. O. M. B. Mayana, S. F. Cristina, B. F. Diego
Universidade do Federal de Sergipe, DEQ/CCET
E-mail para contato: mayanamb@hotmail.com / ferrazcristina@yahoo.com.br
RESUMO – As enzimas são proteínas dotadas de ação catalítica, que estão presentes em quase todas as células vivas. Seu poder catalítico está relacionado à conformação nativa, que depende de condições específicas de pH, temperatura e força iônica do meio. Lipases são enzimas que vêm se destacando no cenário da biotecnologia, principalmente devido a sua capacidade de catalisar reações de hidrólise e de síntese. As lipases são produzidas por microrganismos, animais e vegetais, porém as de origem microbianas são atualmente as mais utilizadas industrialmente. Dentre os microrganismos produtores de lipases estão os fungos filamentosos, as bactérias e as leveduras. O presente trabalho objetivou o isolamento de bactérias produtoras de lipase, coletando amostras de uma planta produtora de biodiesel pertencente ao Laboratório de Tecnologias Alternativas (LTA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os microrganismos isolados serão posteriormente submetidos aos testes de detecção da atividade lipásica.
1. INTRODUÇÃO
As lipases são triacilglicerol éster hidrolases que catalisam a hidrólise, principalmente de triglicerídeos, principais componentes de óleos e gorduras, e atuam muito melhor em substratos insolúveis em água, liberando ácidos graxos livres, diacilgliceróis, monoacilgliceróis e glicerol, além de exercerem papel fundamental no metabolismo dos lipídeos presentes nos seres vivos, como as enzimas digestivas (VITOLO, 2001; KOBLITZ, 2008). As lipases são produzidas por microrganismos, animais e vegetais, porém as de origem microbianas são atualmente as mais utilizadas industrialmente (Castilho, 2008).
A diversidade de microrganismos existentes justifica a busca por novos produtores de enzimas. No caso de microrganismos produtores de