Produção de ferroliga/gusa
O objetivo deste relatório é descrever todo processo de obtenção do Ferro Sílico Manganês (FeSiMn) e o Ferro Manganês Alto Carbono (FeMnAC), e seu mecanismo de fabricação, e a finalidade do processo.
Tabela matéria prima – 12/16
Separação ferro gusa e escória
MATÉRIA PRIMA
Manganês
Esse setor é o início do processo, é responsável pelo recebimento e o controle dos materiais. As matérias- primas apresentam diferenças nas propriedades químicas e físicas, e por esse motivo é feito um controle de identificação para possibilitar uma investigação maior do produto. O controle é feito através de várias análises químicas. São coletados 9 incrementos de cada carga do minério manganês, 10 incrementos de carvão vegetal, se a carga contiver 8 toneladas e acima de 8 são coletadas 20 incrementos. É armazenado no tambor identificado.
Quartzo
Antes de serem usadas nos fornos, as matérias primas são beneficiadas e estocadas em silos, o que consiste em britagem e peneiramento.
O carvão vegetal é estocado para o barracão, pois é higroscópio. Os minérios de manganês também são estocados no barracão para amenizar sua umidade, enquanto os outros minérios são estocados no pátio pavimentado. Geralmente a matéria prima é coberta com a lona para diminuir a absorção da umidade.
As principais matérias primas são: manganês, dolomita, carvão mineral (carbono), silício, selenita, urucum, quartzo, entre outros.
Britadeira
Peneira
Britadeira
REAÇÕES QUÍMICAS
As temperaturas mais elevadas ocorrem nas proximidades das ventaneiras: da ordem de 1.500º C a 2000º C. Nesta região, verifica-se a reação 1:
(1) C + O2 CO2
Originando-se grande quantidade de calor.
Este CO2, ao entrar em contato com o coque incandescente, decompõe-se:
(2) CO2 + C 2CO
O CO originado é o agente redutor.
A carga introduzida pelo topo, ao entrar em contato com a corrente gasosa ascendente sofre uma secagem.
A decomposição dos carbonatos, contidos no