Produção de enzimas para a fabricação de detergentes
Centro de Ciências Exatas e Naturais
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Área: Química
Subárea: Síntese Orgânica
Faixa: A
Aluno: Matheus Adão Franciosi
Título: Produção de Enzimas para a Fabricação de Detergentes
1. Introdução
Enzimas são proteínas que agem como catalisadores nas reações bioquímicas, aumentando a velocidades das mesmas, decompondo estruturas moleculares complexas em estruturas mais simples, facilitando sua dissolução. As enzimas têm a capacidade de agir sobre o sangue, gordura, muco, saliva, proteínas em geral, produzindo um substrato mais fácil de ser removida pelos agentes de limpeza, tornando mais efetiva a ação dos mesmos. A capacidade catalítica é um fator importante para as indústrias e um dos mercados mais abundantes no uso de enzimas é o da fabricação de detergentes, pois as enzimas são surfactantes naturais que causam um menor prejuízo par o meio ambiente. As enzimas mais comumente usadas em detergentes são as: proteases (específicas para agir sobre a proteína), amilares (amido), lípases ( gorduras).
O desenvolvimento de novas enzimas ou modificações para melhor funcionamento das que já existem que sejam mais tolerantes para outros tipos de ingredientes. A vantagem de detergentes contendo enzimas é a substituição de produtos cáusticos, ácidos, solventes, digerir e dissolver resíduos orgânicos, higienizar, entre outros.
A preocupação com o ambiente levou aos estudos de novas formulações que substituíram por enzimas muitos dos ingredientes que agrediam a natureza, onde estas são 100% biodegradáveis.
Alem de não prejudicarem a natureza os processos enzimáticos economizam energia e não necessitam investimentos em equipamentos especiais resistentes ao calor, pressão ou corrosão. Devido á sua eficiência, ação específica, condições moderadas nas quais atuam a biodegradabilidade, as enzimas são ferramentas importantes para a aplicação industrial.
2. Objetivos