produção de energia no brasil
O que é Matriz Energética:
Matriz energética é toda energia disponibilizada para ser transformada, distribuída e consumida nos processos produtivos, é uma representação quantitativa da oferta de energia, ou seja, da quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região.
A análise da matriz energética é fundamental para a orientação do planejamento do setor energético, que deve garantir a produção e o uso adequado da energia produzida, onde uma das informações mais importantes adquiridas é a quantidade de recursos naturais que está sendo utilizada, para saber se esses recursos estão sendo feitos de forma racional.
Fonte 2: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAepk4AJ/matriz-energetica-brasileira
3. A Matriz Energética Brasileira Atual
A matriz brasileira se destaca da matriz mundial pela presença de energia proveniente de fontes renováveis.
A matriz energética nacional é bem mais limpa que a matriz mundial.
Atualmente, a participação das energias renováveis representa 46% de toda a matriz energética nacional, em contraste com a média de 13% da matriz mundial. Ao mesmo tempo em que o Brasil se torna menos dependente dos combustíveis fósseis, o país se descobre auto suficiente em petróleo, o que reduz consideravelmente os efeitos ocasionados pelas flutuações internacionais no preço do petróleo.
A diminuição dos combustíveis fósseis se deve atualmente pelo aproveitamento da cana de açúcar (álcool e bagaço), que já representa 16% da matriz, a segunda maior fonte de energia. Se compararmos a produção de energia elétrica à dependência do petróleo é menor ainda, o índice de uso de fontes renováveis para geração de energia elétrica é de 87% atualmente. Isso se deve ao aproveitamento do imenso potencial hídrico existente no território nacional.
Outro diferencial da matriz energética brasileira é a segurança do sistema elétrico. A vulnerabilidade energética é uma das grandes