Produção de concreto em usineiras
I Unidade
Aluno (a):
Disciplina:
Prof.:
Data da Entrega: ___/___/2014
Curso:
Turma:
Produção do concreto em usineiras
1- Introdução
De uma maneira geral, o concreto é considerado um material composto sendo seus principais componentes o cimento, os agregados miúdo e graúdo e a água. No caso do concreto de alto desempenho, os tecnologistas de concreto incorporaram à mistura tradicional aditivos químicos e adições, minerais ou não, que possibilitam uma variedade de propriedades e características melhoradas. A produção do concreto nas usineiras passa por uma serie de processos que englobam desde a escolha de seus materiais, a escolha de um traço que garanta resistência e durabilidade desejada até a cura adequada que garanta a hidratação ideal do cimento.
2- Etapas de produção
A principio o material a ser usado é dosado para garantir o traço, o qual esta relacionado a quantidade de cada componente do concreto (cimento, água, agregado miúdo, agregado graúdo e/ou aditivo) visando obter características adequada de trabalhabilidade, enquanto fresco, e de resistência e durabilidade, enquanto endurecido. A trabalhabilidade do concreto é avaliada pelo ensaio de abatimento do tronco de cone (slumptest), enquanto a resistência em ensaios de ruptura à compressão. Para testar a resistência do material, são produzidos corpos de prova que passam pelas seguintes etapas: -Confecção de corpos-prova com areia padrão no traço desejado.
-Moldagem de corpos de prova cilíndricos com área de 0,7874cm2.
-Cura dos corpos de prova em câmera úmida: o concreto fica 7 dias dentro da água para evitar a desidratação garantindo o aumento da resistência.
-Rompimento dos corpos de prova por compressão axial aos 1, 3, 7 e 28 dias de idade.
Antes do início da produção, colhem-se amostras de areia para realização de ensaio de umidade, pois este dado permite adequar a quantidade de água a ser usada no traço do concreto, tal informação visa