Produção de chá na China
TERROIRS | A China compreende um vasto territorio, do qual 1.5 milhão de hectares são dedicados à cultura de chá. Por sua notável diversidade climática e condições geológicas, a China de cada uma de suas regiões produtoras, os chás obtidos ali possuem caráteres únicos. Muitos deles, aliás, carregam o nome de seu local de origem. Seus polos agrupam-se em 4 grandes regiões produtoras:
I. Região ao Sul do Rio Yangzi | JIANG NAN
Fazem parte dessa região as províncias de Zhejiang, Hunan, Jiangxi e a porção meridional das províncias de Anhui, Jiangsu e Hubei. Dois terços da produção chinesa, incluindo diversos de seus chás mais famosos, proveem desta região. A maior parte dessas plantações estão localizadas nas encostas de colinas, algumas delas a consideráveis níveis de altitude. Terrenos montanhosos são altamente favoráveis à produção de chá de qualidade, dado que as plantações exigem solo com excelente drenagem e sol pleno. A temperatura média varia entre 15 e 18o C, ao passo que a pluviosidade (com maior concentração nos meses de primavera e verão) pode chegar a 1400 / 1600 mm anuais. O solo é vermelho com manchas marrom-amareladas e pode ser aluvial em alguns locais. A qualidade do solo também é excelente para cerâmica, sendo particularmente utilizado para a confecção das famosas chaleiras de Yixing.
ZHEJIANG – Uma rica província costeira que produz, principalmente, chás verdes. Essas plantações gozam de humidade, clima subtropical e solo aluvial rico em minerais. A produção inclui algumas seleções de alta qualidade, como Long Ching, Anji Bai Cha e Huiming, elaborados segundo métodos tradicionais; e outras variedades de menor qualidade, produzidas industrialmente para exportação, como os do gênero Gundpowder. Esta diversidade deve-se ao fato de que alguns dos cultivos se encontram em montanhas, onde são produzidos os melhores chás, ao passo que os do segmento industrial ocupam as planícies.
ANHUI – Famosa pela beleza de