Produção de ceramicas
O termo cerâmica é derivado do grego “keramos”, que significa “terra queimada” e é usado para denominar materiais inorgânicos, obtidos a partir de compostos não metálicos e solidificados por processo de queima. Considerada a necessidade de se conhecer o processo produtivo para a proposição de melhorias ambientais para o setor de cerâmica , expresso um pouco do meu conhecimento nesse trabalho.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS
[pic]
Na indústria cerâmica tradicional, grande parte das matérias-primas utilizadas é natural e obtida por mineração. A primeira etapa de redução de partículas e de omogeneização das matérias-primas é realizada na própria mineração, sendo que após esta fase a matéria-prima ainda deve ser beneficiada, classificada de acordo com a granulometria e muitas vezes também purificada na indústria cerâmica.
O transporte de matérias-primas da mineração para o processamento é realizado por via rodoviária ou ferroviária, porém, dependendo de suas características e de seu grau de processamento, podem ainda permanecer estocadas em pátios a céu aberto, para maturação, por cerca de seis meses. Durante esse tempo, ocorre a decomposição da matéria orgânica presente na camada de solo, tornando a matéria prima mais pura e homogênea para entrada no processo. Fonte: ABC- Associação Brasileira de Cerâmica
A transferência destas matérias-primas para o processo é feito por meio de gruas, correias transportadoras, elevadores de cubeta, transportadores helicoidais, transportadores pneumáticos e esteiras, de acordo com as características do material, como granulometria, resistência ao atrito e ao escoamento, temperatura, quantidade e espaço disponível, e outros. O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações.
PREPARAÇÃO DA MASSA
As massas cerâmicas são constituídas a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, além